Desde quem deve receber o imunizante até as contraindicações, conheça as respostas para os principais questionamentos sobre a vacina da gripe
A vacina da gripe é a maneira mais eficiente para evitar o surto da doença causada pelo vírus influenza e suas complicações.
Por isso, todos os anos, o Ministério da Saúde oferece o imunizante reforçado para garantir a proteção da população contra as possíveis mutações do vírus.
Vale destacar que, em 2021, a vacina da gripe teve baixa adesão, somente 67,98 milhões de brasileiros receberam o imunizante. Eram esperados 79,7 milhões para atingir a meta, segundo informações do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.
Além disso, por conta da pandemia, muitos brasileiros ficam com dúvidas sobre a vacina da gripe e, para esclarecê-las, preparamos esse conteúdo especial. Confira!
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o calendário de vacinação do idoso
Conheça as respostas para as principais dúvidas sobre a vacina da gripe
1. Para quem a vacina da gripe é indicada?
A vacina da gripe está disponível para praticamente todas as idades, desde bebês, a partir dos 6 meses, até idosos acima dos 60 anos.
As únicas contraindicações para receber os imunizantes são:
- Pessoas com quadro febril agudo devem aguardar a plena recuperação
- Indivíduos que apresentam alergia ao ovo de galinha precisam se consultar com um profissional da saúde para saber se podem receber a vacina
2. A vacina causa gripe?
Uma outra pergunta comum é se a vacina pode causar a gripe e a resposta é não, o imunizante é produzido a partir de vírus inativado e não contém vírus vivo. Por isso, não é capaz de produzir a doença.
3. Quais são os efeitos colaterais da vacina da gripe?
Os efeitos adversos podem ser os mesmos de outras vacinas, como dor no local da aplicação, mal-estar e febre nas primeiras 48 horas.
4. Tive COVID-19. Posso tomar o imunizante contra a gripe?
Essa é uma dúvida comum sobre a vacina da gripe e a resposta é que, após 14 dias sem sintomas, o indivíduo já pode receber a sua dose imunizante contra o vírus influenza.
5. Depois de quanto tempo da aplicação da vacina contra a COVID-19 posso tomar o imunizante contra a gripe?
Após o intervalo de 14 dias da aplicação do imunizante contra o coronavírus, já é possível receber a vacina da gripe com segurança.
6. Tive uma reação grave à vacina anterior da gripe. Posso tomar?
Em casos de alergia anterior leve, o indivíduo pode receber o imunizante contra a gripe normalmente. No entanto, em registro de alergia grave, a vacina só pode ser aplicada com autorização médica e em ambiente hospitalar.
Saiba mais: Vacinação em domicílio: conheça todas as vantagens
Conheça a Inncasa e receba o imunizante contra a gripe no conforto da sua casa!
Após sanar as dúvidas sobre a vacina da gripe, chegou o momento de conhecer uma instituição que oferece os principais imunizantes.
Para atender a esta demanda, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.
Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.
Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!