5 dicas para evitar as doenças de inverno

Entenda o impacto das fake news na cobertura vacinal

Apesar de ser um grande problema no Brasil, o impacto das fake news na cobertura vacinal atinge todo o mundo. Saiba mais!

Infelizmente, o impacto das fake news na cobertura vacinal tem sido grande e a queda da imunização para diversas doenças é um retrato do que acontece atualmente no Brasil e no mundo quando o assunto é vacina.

Vale destacar que fake news são notícias falsas distribuídas em diversos canais de comunicação, especialmente redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas.

Para se ter uma ideia, segundo o Conselho Federal de Enfermagem, a vacinação infantil no país chegou ao seu pior nível em três décadas, já que as taxas de cobertura voltaram ao patamar de 1987.

Para exemplificar ainda mais, a poliomielite, por exemplo, que era uma doença com poucos registros no Brasil, voltou a preocupar as autoridades, como o Ministério da Saúde, pois além de novos registros, adultos e crianças não têm se vacinado como o esperado.

Nesse sentido, de acordo com pesquisadores da Fiocruz, o país não cumpre, desde 2015, a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a poliomielite.

A partir deste cenário, preparamos esse artigo sobre o impacto das fake news na cobertura vacinal.

Leia também: Conheça quais são as vacinas para cada fase da vida

Conheça o impacto das fake news na cobertura vacinal

Apesar de ser um problema grave no Brasil, o impacto das fake news na cobertura vacinal assola o mundo inteiro e, inclusive, a hesitação em se vacinar foi apontada como um problema mundial pela Organização Mundial da Saúde – OMS e o Fundo das Nações Unidas.

Nesse sentido, segundo o mesmo artigo, a vacinação caiu drasticamente em pelo menos 68 países e colocou, aproximadamente, 80 milhões de crianças menores de 1 ano em risco de contrair doenças consideradas como evitáveis.

Você pode se interessar também por: Vacina contra a gripe: preciso me vacinar todos os anos?

Saiba qual é a importância das vacinas

As vacinas são consideradas como as melhores opções de proteger populações contra uma variedade de doenças graves e de suas possíveis complicações.

Para se ter uma ideia, atualmente, os imunizantes salvam 3 milhões de vidas todos os anos no mundo todo e poderiam salvar 1,5 milhão a mais, caso a cobertura vacinal fosse maior, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS.

Além disso, todas as vacinas disponíveis são seguras e foram testadas antes de entrar em circulação. Ou seja, a imunização é essencial para evitar novos surtos e epidemias.

Saiba também: Vacina contra a Covid-19: clínicas particulares começam a vender os imunizantes

Conheça a Inncasa

Agora que você já sabe qual é o impacto das fake news na cobertura vacinal, bem com a importância da vacinação, independentemente da vacina, chegou o momento de conhecer uma instituição que oferece os principais imunizantes.

Para atender a esta demanda, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.

Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.

Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!