5 dicas para evitar as doenças de inverno

Gripe e resfriado: quais são as diferenças e como evitar as doenças?

Apesar dos sintomas em comum, existem diferenças entre gripe e resfriado. Descubra neste conteúdo!

Gripe e resfriado são doenças que apresentam sintomas em comum e confundem as pessoas na identificação de cada uma dessas enfermidades.

 

Nesse sentido, antes de explicar as características e diferenças entre gripe e resfriado, é válido pontuar que a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, já a gripe acontece com uma frequência menor.

 

Contudo, muitas vezes, os sintomas são os mesmos, principalmente febre e tosse, o que provoca a confusão na identificação de cada uma dessas enfermidades.

 

Por isso, para esclarecer tudo sobre o tema, bem como os métodos de prevenção, preparamos esse conteúdo sobre gripe e resfriado. Boa leitura!

 

Saiba também: Vacina contra a gripe: preciso me vacinar todos os anos?

Conheça as características e diferenças entre gripe e resfriado

Gripe

Segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, a gripe é causada pelo vírus Influenza, que provoca sintomas repentinos, como febre, espirros, secreção, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço.

 

Além disso, entre o segundo e o quarto dias, os sintomas iniciais diminuem, mas os respiratórios aumentam, especialmente a tosse seca.

Resfriado

Já os resfriados, conforme a mesma publicação do Ministérios da Saúde, são causados, na maioria das vezes, pelo Rinovírus, que provoca inicialmente coceira no nariz, irritação na garganta e, em seguida, espirros, secreção e congestão nasal.

Diferenças

Como visto, os sintomas das duas doenças são bem parecidos, mas existem diferenças entre gripe e resfriado.

 

O primeiro ponto é que gripe e resfriado são enfermidades diferentes e causadas por vírus distintos, Influenza e Rinovírus respectivamente.

 

Além disso, enquanto a gripe causa febre, os resfriados não provocam febre na maioria dos casos, seja em adultos, seja em crianças.

 

Leia mais: Principais mitos e verdades sobre as vacinas

Saiba como prevenir as doenças

Apesar das diferenças entre gripe e resfriado, de maneira geral, as duas doenças são contagiosas, causadas por vírus e pioram em pessoas que apresentam baixa imunidade.

 

Por isso, muitas dicas para evitar as enfermidades são as mesmas, com exceção da vacina para a gripe. Confira:

 

  • Evite mudanças de temperaturas muito abruptas
  • Higienize as mãos com frequência
  • Evite contato com pessoas infectadas
  • Inclua alimentos ricos em vitamina C na sua dieta diária
  • Evite locais aglomerados e com pouca circulação de ar
  • Para evitar a gripe e todas suas possíveis consequências mais graves, receba a aplicação da vacina contra a gripe anualmente

 

Você pode se interessar também por: Vacina da gripe: qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza?

Conheça a Inncasa e garanta sua imunização contra a gripe!

Após entender quais são as características e diferenças entre gripe e resfriado, chegou a hora de conhecer uma instituição de vacinação particular de confiança que tenha o imunizante contra a gripe.

 

Nesse caso, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.

 

Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.

 

Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!