5 dicas para evitar as doenças de inverno

Principais mitos e verdades sobre as vacinas

Existem diversos mitos e verdades sobre as vacinas que podem confundir as pessoas e precisam ser esclarecidos. Saiba mais!

Nos últimos anos, especialmente a partir do início da pandemia, diversos mitos e verdades sobre as vacinas se espalharam pelo Brasil e as chamadas “fake news” confundem a população sobre a segurança e até a importância da imunização.

Como consequência, a poliomielite, por exemplo, que até recentemente era considerada uma doença erradicada no Brasil, voltou a preocupar o Ministério da Saúde por conta da queda na cobertura vacinal de adultos e crianças.

Para se ter ideia, o Brasil não cumpre, desde 2015, a meta de 95% do público-alvo vacinado, patamar necessário para que a população seja considerada protegida contra a poliomielite, segundo pesquisadores da Fiocruz.

Além disso, em 2021, a vacinação infantil no Brasil chegou ao seu pior nível em três décadas, pois as taxas de cobertura voltaram ao patamar de 1987, de acordo com o Conselho Federal de Enfermagem.

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre os principais mitos e verdades sobre as vacinas. Boa leitura!

Saiba também: Vacina contra a gripe: preciso me vacinar todos os anos?

Saiba quais são os principais mitos e verdades sobre as vacinas

Vacinas são dispensáveis para doenças erradicadas

MITO. Assim como exemplificamos o caso da poliomielite, os agentes infecciosos que causam as doenças continuam a circular, ainda que em menor escala, e, por isso, a imunização deve continuar para manter a segurança da população.

Vacinas podem causar efeitos colaterais

VERDADE. Ainda que os imunizantes sejam todos seguros, assim como qualquer medicamento, em alguns casos, podem causar efeitos colaterais adversos.

As vacinas injetáveis, por exemplo, podem provocar as seguintes reações:

  • Dor, inchaço e até vermelhidão no local da aplicação
  • Febre e mal-estar em casos mais raros
  • Sintomas parecidos com os da própria doença

Não vacinar as crianças faz com que doenças erradicadas voltem a se manifestar

VERDADE. A queda na cobertura vacinal, independentemente da doença, cria um ambiente favorável para a circulação dos vírus e bactérias, que pode provocar uma nova onda de surtos e epidemias.

É melhor ser imunizado por meio da doença do que pelas vacinas

MITO. As vacinas estimulam o sistema imunológico para produzir uma resposta semelhante à produzida pela infecção natural, mas não causam a enfermidade.

Já as doenças podem provocar consequências graves, deixar sequelas e, em casos mais graves, levar o paciente a óbito.

Você pode se interessar também por: Conheça quais são as vacinas para cada fase da vida

Conheça a Inncasa

Agora que você já sabe quais os esclarecimentos sobre os principais mitos e verdades sobre as vacinas, chegou o momento de conhecer uma instituição que oferece os principais imunizantes.

Para atender a esta demanda, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.

Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.

Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!