Desde a avaliação dos custos relacionados à saúde até a procura por fornecedores, conheça as principais práticas sobre saúde corporativa
A saúde corporativa
é muito mais do que oferecer um benefício para os funcionários de uma empresa.
Essa estratégia é um investimento que ajuda a melhorar o engajamento dos colaboradores, atrai e retém talentos, diminui o absenteísmo e até otimiza os recursos financeiros. Incrível, não?
Mas, para obter esses resultados, é preciso elaborar um planejamento estratégico para promover ações preventivas, que informem e eduquem os colaboradores sobre saúde, nutrição e qualidade de vida, por exemplo.
Nesse sentido, é importante destacar que as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são as que mais acometem os trabalhadores no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.
Por isso, preparamos esse conteúdo com as principais práticas para implementar uma estratégia de saúde corporativa na sua empresa. Confira!
Leia também: Testagem de Covid-19: quando é necessário?
Saiba quais são as principais etapas para implementar a saúde corporativa em um negócio
Avalie os custos do plano de saúde
O primeiro passo para implementar uma estratégia de saúde corporativa é calcular os custos e o impacto financeiro que uma assistência médica irá provocar em sua empresa.
Para se ter uma ideia, os planos de saúde são responsáveis por 12,71% da folha de pagamento
de uma organização e pode chegar até 25% dos custos, em alguns casos, segundo a Mercer Marsh.
No entanto, esses números podem ser reduzidos consideravelmente a partir da implementação de ações com foco em nutrição, qualidade de vida e saúde mental.
Calcule o impacto de afastamentos e absenteísmo
Em seguida, também é necessário calcular o impacto que possíveis afastamentos e até o absenteísmo podem causar na sua empresa.
Com esse cálculo, ficará ainda mais evidente a necessidade da implementação das ações de saúde corporativa.
Afinal, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que companhias com programas internos de gestão de saúde reduzem em até 30% os custos com absenteísmos e tratamentos médicos.
Estruture o planejamento
A partir desses cálculos, chegou o momento de estruturar o planejamento estratégico, bem como as ações sobre saúde corporativa que serão realizadas ao longo do ano.
Nesta etapa, é preciso contar com a ajuda do setor de Recursos Humanos para levar em consideração aspectos como hábitos, perfil e estilo de vida dos profissionais, para desenvolver ações específicas, de acordo com essas necessidades.
Promova ações de saúde para os colaboradores
O próximo passo, é planejar as melhores ações considerando as características dos colaboradores da sua empresa. Para isso, é importante implementar ações, como:
- Palestras e workshops sobre temas relacionados à saúde
- Ginástica laboral
- Entrevistas individuais para mensurar os índices de saúde e hábitos de vida
- Promover ações específicas de orientação sobre bem-estar e qualidade de vida
- Refeições saudáveis
- Campanhas de vacinação corporativa
Procure parceiros para ajudar sua empresa
Mas, para colocar tudo isso em prática, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa especializada neste tipo de serviço.
Afinal, as ações de saúde corporativa precisam ser contínuas e diversificadas para obter a atenção e o engajamento necessários e, consequentemente, promover os benefícios esperados.
Você pode se interessar por: Conheça a importância da testagem de Covid-19 em eventos
Conte com a Inncasa para implementar a saúde corporativa na sua empresa
Para atender a esta demanda de implementação de saúde corporativa na sua organização, a Inncasa
é a parceira certa!
Realizamos diversas ações específicas de saúde corporativa, como testagem de COVID-19 e até campanhas de vacinação, com foco na saúde, bem-estar e conforto dos profissionais do seu negócio.
Entre em contato com os nossos consultores e saiba tudo o que podemos oferecer para a sua empresa!