Saiba qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza e descubra a importância da vacina da gripe para evitar consequências mais graves
A vacina da gripe é o método mais eficaz para amenizar a enfermidade que provoca febre, mal-estar, dores entre outros sintomas. Mas, a partir da aparição desses indícios, você sabe qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza?
Bem, antes é preciso contextualizar e explicar que o vírus Influenza pode atacar as pessoas ao longo de todo ano e não somente no outono e inverno. Em 2023, mesmo em janeiro, diversas cidades, como São Paulo, por exemplo, têm registrado dias com temperaturas abaixo dos 20 °C.
Além disso, entre 25 de setembro e 1º de outubro de 2022, o vírus Influenza A foi responsável por 21,4% dos casos registrados como positivos para vírus respiratório, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
O subtipo da Influenza reconhecido como H3N2 foi predominante nesses casos. Vale destacar que essa variante é a mesma do surto de gripe registrado no final do ano de 2021.
Diante deste cenário, descubra qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza e saiba mais sobre a importância da vacina da gripe. Boa leitura!
Saiba também: Principais mitos e verdades sobre as vacinas
Descubra qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza
Geralmente, o quadro de Influenza é obtido por meio dos principais sintomas, como febre, tosse, dores musculares, calafrio e mal-estar.
No entanto, como esses sintomas também podem ser confundidos como motivo para outras viroses respiratórias, o diagnóstico acontece por meio de exames complementares, como o exame painel 4 vírus respiratórios e o exame detecção do vírus Influenza A e B – por PCR. Saiba mais a seguir.
Exame painel 4 vírus respiratórios
Esse exame é realizado para identificar uma possível infecção por Influenza A e B, além do Vírus Sincicial Respiratório e SARS-CoV-2.
Para isso, é utilizado um único swab, espécie de cotonete, para coletar a amostra do nariz e da garganta.
Exame detecção do vírus Influenza A e B – por PCR
Já o exame Influenza A e B é o que investiga a presença dessas variantes em um paciente e por qual tipo a pessoa está infectada.
Na prática, também é utilizado o swab para a coleta da amostra do nariz e da garganta.
Veja também: Vacina contra a gripe: preciso me vacinar todos os anos?
Entenda a importância da vacina da gripe
Após saber qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza, é hora de entender que a vacina é a maneira mais eficaz para a prevenção.
O imunizante, que está disponível em versão trivalente, que protege contra 3 cepas, e quadrivalente, contra 4 cepas, é aplicado via intramuscular e garante proteção para pessoas a partir dos 6 meses de vida.
Você pode se interessar também por: 6 Principais dúvidas sobre a vacina da gripe
Conheça a Inncasa
Agora que você já sabe qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza, bem como entendeu a importância da vacina da gripe, chegou a hora de conhecer uma instituição de vacinação particular de confiança.
Nesse caso, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.
Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.
Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!