5 dicas para evitar as doenças de inverno

Vacinação contra meningite: saiba como proteger sua família

A vacinação contra meningite é crucial para prevenir consequências graves, proteger indivíduos e comunidades, evitar complicações e reduzir o impacto na saúde pública. Saiba mais aqui!

A vacinação contra meningite é a melhor maneira de se proteger contra a doença que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

 

Nesse sentido, é necessário explicar que a meningite é causada por vírus, bactérias ou outros microrganismos, e pode levar a complicações graves, como danos respiratórios, surdez, convulsões e até a morte.

 

Para se ter ideia, entre 2007 e 2020, foram notificados aproximadamente 394 mil casos suspeitos de meningite no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

 

Destes, cerca de 265 mil foram confirmados de diversas etiologias, sendo a meningite viral mais frequente, com 122 mil casos, seguida pela etiologia bacteriana, 88 mil casos.

 

Diante deste cenário, preparamos esse conteúdo sobre a importância da vacinação contra meningite para proteger a sua família. Boa leitura!

 

Leia também: Vacina da gripe: qual é o exame que diagnostica o vírus Influenza?

Entenda a importância da vacinação contra meningite

Prevenção de doenças graves

A vacinação contra meningite é a maneira mais eficaz de prevenir a doença, que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, incluindo bactérias, vírus e fungos.

 

Desta maneira, os imunizantes disponíveis atualmente na rede pública  visam os tipos mais comuns de meningite bacteriana, como a meningocócica e a pneumocócica, que são responsáveis ​​pela maioria dos casos.

 

Contudo, a rede particular de vacinação oferece imunizantes com maior cobertura contra a meningite.

Proteção individual

Ao ser vacinado contra a meningite, o imunizante estimula o sistema imunológico a reconhecer e combater os agentes causadores da meningite, caso você contraia a infecção.

Proteção coletiva

Além da proteção individual, a vacinação em massa contra a meningite também contribui para a proteção coletiva.

 

Assim, quando um número significativo de pessoas é vacinado, a disseminação da doença é reduzida na comunidade, o que promove uma barreira de proteção para aqueles que não podem ser vacinados, como bebês recém-nascidos ou pessoas com sistema imunológico comprometido.

Prevenção de complicações e sequelas

Como indicamos no início do conteúdo, a meningite pode levar a complicações graves, como surdez, lesões respiratórias, convulsões e problemas de aprendizado.

 

Diante disso, a vacinação ajuda a prevenir essas complicações, com uma proteção eficaz contra os agentes infecciosos que podem causar danos permanentes à saúde.

Redução do impacto na saúde pública

Por fim, a meningite pode causar surtos e epidemias, sobrecarregando os sistemas de saúde.

 

Por isso, a vacinação contra meningite em massa, além de proteger a população, evita surtos e reduz o impacto da doença na saúde pública, minimizando internações hospitalares e tratamentos prolongados e medicamentosos.

 

Você pode se interessar também por: Principais mitos e verdades sobre as vacinas

Conheça a Inncasa e receba as vacinas no conforto do seu lar!

Como visto, a vacinação contra meningite é a melhor maneira de proteger você e sua família das consequências mais graves da doença.

 

Para isso, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.

 

Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.

 

Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!