5 dicas para evitar as doenças de inverno

3 doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão

Saiba quais são as principais doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão e previna-se!

Você conhece as doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão? A estação mais quente do ano começa em dezembro e, com ela, todos os anos, aumenta o número de casos de rotavírus, hepatite A e febre amarela, por exemplo.

Isso porque entre dezembro e março, a proliferação de vírus e bactérias é maior quando comparada aos outros períodos, justamente por conta das altas temperaturas e condições climáticas em geral.

Consequentemente, os vírus e bactérias comuns do verão podem prejudicar a saúde da população e até provocar sequelas mais graves que comprometem a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Contudo, a partir de cuidados especiais nessa época do ano, especialmente a vacinação, é possível se proteger contra essas doenças.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com as doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão. Confira a seguir!

Leia também: Principais mitos e verdades sobre as vacinas

Descubra quais são as doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão

Rotavírus

Dentre as doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão, uma enfermidade que acomete, geralmente, crianças menores de 5 anos de idade, o rotavírus pode causar febre, vômitos e desidratação.

A transmissão acontece via fecal-oral por contato direto, água, objetos e alimentos.

Para se proteger contra o rotavírus, o melhor remédio é a vacinação! Nesse sentido, existem duas opções:

  1. Vacina oral monovalente (VRH1)
  2. Vacina oral atenuada pentavalente (VR5)

Vale destacar que a diferença entre os dois imunizantes está na quantidade de vírus “enfraquecidos” em sua composição.

A vacinação é recomendada para bebês de 6 semanas a 8 meses, com a primeira dose aplicada obrigatoriamente até os 3 meses e 15 dias e a última até os 7 meses e 29 dias.

Hepatite A

Em seguida, a hepatite A pode causar fadiga, perda de apetite, dores na barriga, enjoo, vômito, além de pele e olhos amarelados.

Essa doença é geralmente transmitida pelo contato fecal-oral entre indivíduos, ou por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus HAV.

Para evitar a hepatite A, é recomendada a vacinação em crianças, a partir de um ano de idade e a segunda dose 6 meses após a primeira.

Febre amarela

Por fim, ainda entre as doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão, a febre amarela é uma enfermidade infecciosa provocada por um vírus transmitido por mosquitos.

Para evitá-la, é recomendada a vacinação para crianças a partir de 9 meses de idade, adolescentes e adultos, ou em casos de viagem nacional ou internacional para as áreas de risco, como estados e municípios das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, ou países como Colômbia, Bolívia e Venezuela.

Você pode se interessar também por: Saiba o que levou o Brasil a enfrentar um novo surto de dengue

Conheça a Inncasa

Após saber quais são as principais doenças que podem ser evitadas pelas vacinas do verão, chegou o momento de conhecer uma clínica que ofereça esses imunizantes no conforto da sua casa.

Nesse sentido, a Inncasa tem diversas vacinas disponíveis e realiza a aplicação diretamente na casa dos clientes, com conforto e qualidade.

Para isso, basta realizar o agendamento, via telefone ou site, no dia e horário que for melhor para você.

Acesse o nosso site e programe a vacinação para você e sua família agora mesmo!